6 Tendências de Marketing Digital para 2020

O crescimento do número de utilizadores da Internet, e mais recentemente o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis, coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos. Uma das tendências do marketing digital em 2020 que nos parece mais forte, em termos de participação setorial é o aumento significativo da presença de pequenas e médias empresas no mercado online.

1 – Crescimento do volume de pesquisas por voz

A pesquisa por voz, que já representa 20% das pesquisas, torna-se cada vez mais uma tendência de marketing digital a implementar na estratégia de SEO das empresas.

Novos dispositivos habilitados para voz, como o Alexa da Amazon e o Google Home, foram um sucesso entre os consumidores em 2019. O uso destes dispositivos deverá apresentar um forte crescimento e deve-se tornar uma das maiores tendências de marketing digital para 2020.

2 – Investimento em Inteligência Artificial

A inteligência artificial chegou para ficar. Hoje, a tecnologia já é aplicada em recursos como os chatbots, assistentes virtuais que simulam um humano e conseguem aprender com as interações com utilizadores.

3 – A Importância das Reviews (avaliações)

Nenhum comercial da sua empresa vai ser tão forte a vender como uma pessoa, imparcial, a relatar a sua experiência. Por mais que um anúncio no Facebook nos mostre fotografias incríveis dos quartos e piscina de uma cadeia de hotéis por exemplo, nada vai ter mais influência do que a avaliação feita por alguém que já lá ficou. Hoje em dia não só os clientes avaliam as empresas, é possível que outras empresas e inclusive colaboradores façam as suas avalições. Desta forma, qualquer negócio pode ganhar uma vantagem competitiva muito grande ao potenciar as suas Reviews. E o mais importante são as reviews no momento em que as pessoas já ouviram falar da nossa marca e vão à procura dela. Ter uma forte presença nos motores de pesquisa, através das reviews, para além de uma excelente prática de marketing digital é uma excelente porta de entrada para novos clientes.

4 – Marketing em tempo real por geolocalização

O marketing por geolocalização, permitido por ferramentas disponíveis no Google, Facebook e Instagram, oferecem às marcas a possibilidade de veicular os seus anúncios em função de uma segmentação para dispositivos móveis.

5 – Introdução do 5G

2020 será o ano do 5G, a quinta geração de transmissão de dados móveis. O 5G será ainda mais velocidade, sendo que, iremos sentir o dobro da diferença que sentimos do 3G para o 4G. Ou seja, vai trazer-nos uma velocidade de transmissão de dados 20 vezes superior à velocidade atual. Com o 5G, as pessoas irão sentir um upgrade muito grande na sua experiência online, já que tudo será mais imediato e acessível. Se ainda havia problema com a velocidade dos websites, estes vão caminhar para carregamentos cada vez mais instantâneos e que permitiram que cada vez mais pessoas passem a comprar online.

6 – Expansão da pesquisa visual

A pesquisa visual é um recurso cada vez mais frequente e umas das tendências de marketing digital para 2020, que permite que uma pesquisa se inicie a partir de uma imagem enviada pelo utilizador, que pode ser até mesmo um printscreen. Trata-se de uma tendência que segue a linha de otimização constante da experiência dos utilizadores. O uso de figuras para a realização de pesquisas é mais interessante do que o de textos ou áudios por um simples motivo: 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em forma de imagem. Por isso, é fundamental manter o seu inventário atualizado e otimizar o SEO, especialmente o relacionado às imagens.

Para receber mais informações preencha o formulário de contacto ou ligue: 22 018 3506.


 
Termos e Condições

Sim, li e concordo com a Política de Privacidade.