Business Intelligence: Como tirar o máximo partido dos dados

Durante muito tempo, as empresas tomaram decisões importantes baseadas apenas em intuições, guiadas por experiências passadas e conhecimento empírico do mercado. Mas tudo isto foi antes de conhecerem o conceito de Business Intelligence.
A importância da análise de dados para a inteligência empresarial
A verdade é que muitas dessas decisões foram acertadas, mas outras vezes houve em que danos mais ou menos graves poderiam ter disso evitados. Os avanços da tecnologia permitem que hoje esse conhecimento empírico esteja aliado a um conhecimento científico, permitindo aos gestores uma segurança inédita na tomada de decisões.
Hoje, existem soluções dotadas de inteligência artificial que enraízam formas inteligentes e consistentes de tomar decisões. Formas estas que não dependem da capacidade dedutiva ou do know-how, mas sim de um conhecimento matemático, suportado em dados gerados dentro da própria organização, através de sistemas analíticos que permitem recolher, reunir e correlacionar dados oriundos de diferentes sistemas utilizados pelas organizações e transformá-los em insights valiosos para a tomada de decisões. Estes conceitos são conhecidos hoje como Business Intelligence ou Inteligência de Negócio.
O principal objetivo da inteligência de negócio é ter uma fácil e direta interpretação dos grandes volumes de dados para que seja possível tomar decisões estratégicas com base em informação certa, no momento certo.
Mas afinal o que é o Business Intelligence?
Surgiu na década de 80, quando nasceu a necessidade de as empresas organizarem dados para conseguirem obter a informação necessária com maior velocidade. Reunir um conjunto de dados, organizá-los, analisá-los, planear ações e monitorizar esses dados para tomar melhores decisões de negócio é a essência do Business Intelligence.
Não se trata de uma ferramenta de negócio, mas de um conceito e conjunto de processos que dependem, inevitavelmente, de soluções de software robustas para entregar valor à empresa, e cujo objetivo é oferecer a informação certa, para a pessoa certa, na altura certa.
Este é um processo que exige o alinhamento essencial de três fatores:
1. Recolha de dados
Uma das principais premissas do Business Intelligence assenta na amplitude e profunda capacidade de recolha, agregação e estruturação de dados provenientes de diferentes sistemas, aplicações e plataformas. Os dados são a base de trabalho desta tecnologia cuja grande virtude é a profunda capacidade de detetar padrões e a partir daí efetuar previsões de comportamentos futuros.
Para se poder tirar partido desta tecnologia é essencial reunir todas as informações relevantes e dados fundamentais gerados no desenvolvimento do negócio para posteriormente definir indicadores de performance que são importantes para avaliar continuamente o desempenho da organização.
2. Organização e análise de dados
Todas as operações tratadas na empresa são geradoras de dados. Imaginemos o contacto com um fornecedor para pedir uma cotação, uma abordagem a um potencial cliente, a experiência de criar um produto novo e colocá-lo no mercado, a entrada num novo mercado, uma não-conformidade num artigo, um pedido de devolução, enfim.
Todas as operações, sem exceção, são geradoras de dados. Ainda que à primeira vista esses dados possam parecer irrelevantes, quando estruturados, agrupados com outros dados e associados através de correlações lógicas e fórmulas matemáticas, os dados gerados em cada ação singular da empresa constituem informação valiosa para a análise do negócio e para a posterior tomada de decisão.
3. Ação e monitorização
Antes de avançar para uma ferramenta analítica, é essencial identificar quais os indicadores que a organização pretende monitorizar, embora existam já soluções standard que incluem um conjunto de indicadores transversais que são úteis à grande maioria dos departamentos comercial e de marketing.
Através dessas soluções, os gestores e diretores comerciais conseguem acompanhar a evolução da performance comercial da empresa a vários níveis, seja do ponto de visto do desempenho da equipa comercial, seja do ponto de vista do atingimento dos objetivos face ao estipulado, seja a análise do volume de negócios face a períodos anteriores, análises de contas de clientes, desempenho de artigos por regiões, além de um conjunto enorme de outras análises que permitem tomar decisões com base nas informações fidedignas e atualizadas ao minuto.
Quais são as principais vantagens do Business Intelligence?
Otimização de processos
As empresas que usufruem dos benefícios do Business Intelligence têm a capacidade de otimizar processos de uma forma mais direta e rápida em relação às empresas que não utilizam.
Reconhecimento de oportunidades
Se por um lado os insights que o Business Intelligence oferece possibilitam a identificação de falhas e erros nas estratégias que estão a ser implementadas, por outro, permitem antecipar tendências, identificar oportunidades e persegui-las, ganhando vantagem competitiva.
Gestão inteligente de informações
Gerar dados e informações sobre todos os processos é uma tarefa inevitável das empresas. A complexidade assenta na capacidade de gerir todas as informações e dados, organizando-os para que sejam fonte de esclarecimento e não de confusão. Através de sistemas de Business Intelligence, todos os dados relevantes para a empresa aparecem em dashboards visualmente atrativos que facilitam a tomada de decisão em todos os níveis organizacionais.
Identificação de falhas
Da mesma forma que é possível reconhecer oportunidades, a identificação de falhas em processos ou abordagens é uma mais-valia da utilização do Business Intelligence. Identificar erros e falhas é o primeiro passo para evitar problemas graves que ameacem o futuro do negócio. Alguns dos problemas não afetam diretamente a empresa em termos financeiros, mas podem prejudicar outros aspetos que impactam o desempenho futuro. Através do Business Intelligence é possível encontrar todos os pontos de rutura da estrutura organizacional e adotar medidas imediatas.
Prevenção e gestão de riscos
É certo que os riscos fazem parte da atividade empresarial, mas é também certo que é importante trabalhar para que sejam mantidos sob controlo e, sempre que possível, evitados. Na maioria dos casos, o Business Intelligence não é utilizado para solucionar problemas, mas sim para adotar ações preventivas que minimizem ou eliminem riscos futuros.
Reconhecimento do mercado
Conhecer os players atuais, as potenciais ameaças, as tendências que vão surgindo, os consumidores e a evolução dos seus hábitos de compra é o ponto-chave para manter um negócio saudável. Ao analisar os dados reunidos e cruzados entre diversas fontes, o Business Intelligence permite-lhe facilmente delinear uma estratégia SWAT onde identifica as suas principais forças face à concorrência e a partir daí estabelece as metas a atingir com base nos seus principais fatores geradores de valor.
Fonte: Primavera
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