Parte I: Dicas infalíveis para criar uma loja online de sucesso

Embora a criação de uma loja online de sucesso possa ser uma tarefa emocionante, requer dedicação, planeamento e estratégia.
Essa revolução tecnológica mudou muito como compramos, trabalhamos, comunicamos e aprendemos. A expansão do comércio eletrónico tem permitido que empresas de todos os tamanhos alcancem um público global, o que oferece uma infinidade de oportunidades para empreendedores que desejam estabelecer uma loja virtual de sucesso.
Com o aumento do uso de dispositivos móveis e das redes sociais, as lojas virtuais têm se tornado cada vez mais populares e fáceis de usar. O comércio eletrónico é uma das indústrias mais rápidas de crescimento no mundo atual devido à facilidade de comprar produtos e serviços a qualquer hora do dia, sem sair de casa.
Numa era digital como a atual, ter uma presença online é essencial para alcançar um público mais amplo e aumentar o número de clientes que você possui.
Para ajudá-lo no seu caminho, reunimos algumas dicas úteis para ajudá-lo a seguir o caminho certo.
1. Enviar campanhas de email marketing com ofertas ou campanhas direcionadas;
Conhecer o perfil do seu cliente ideal permite criar campanhas de marketing mais eficientes, de forma mais direcionada;
2. Investir na qualidade das imagens e descrição dos produtos – otimizadas ao nível de SEO (Search Engine Optimization)
Boas imagens fazem com que um cliente, mesmo não fazendo a compra online, se sinta interessado e motivado para visitar o seu espaço físico e ver pessoalmente os seus produtos/serviços.
3. Garantir um site responsivo, funcional e com boa navegabilidade;
4. Definir os métodos de pagamento possíveis
Quantas mais formas de pagamento tiver, mais facilidade os seus clientes terão no momento da compra. Explique como os clientes podem fazer o pagamento, mencione possíveis acréscimos e aborde a questão das políticas de cancelamento/devolução da compra de forma transparente e sincera;
5. Melhorar a segurança e obter certificações;
6. Traduzir o website para vários idiomas;
7. Ser transparente e comunicar de forma simples as taxas e portes de envio;
Um estudo da Deloitte verificou que 69% dos consumidores compram mais facilmente quando lhes oferecem os portes de envio do que o contrário;
8. Adicionar métodos de contacto e suporte recorrendo a ferramentas como email e chat online;
O atendimento ao cliente é a espinha dorsal do ecommerce. Esteja disponível para os seus clientes para criar uma relação de confiança.