7 dicas para garantir o sucesso na implementação de um software de gestão

O ERP é um sistema informático de apoio à gestão, cada vez mais procurado pelas empresas. O software de gestão certo pode fazer toda a diferença do mundo para uma empresa– uma vez que é uma ferramenta multifacetada, com capacidade de resposta a todas as áreas de negócio.

No entanto, até mesmo o software certo pode ser ineficaz sem uma estratégia de implementação adequada. Talvez esteja hora da sua organização reavaliar as suas práticas de implementação de software, para garantir que obtém o melhor retorno do investimento feito.

1- Definir as metas a alcançar

Um dos principais objetivos da implementação de um software de gestão é o aumento da produtividade. É necessário avaliar quais os problemas a resolver e os objetivos a alcançar, bem como as prioridades.

2- Garantir a compatibilidade entre sistemas

Se a sua empresa já tem um conjunto de ferramentas e soluções de software, uma das primeiras coisas é garantir que o novo software de gestão seja compatível com a infraestrutura atual.

3- Mobilizar e sintonizar os responsáveis

A melhor forma de otimizar a implementação do software é atribuir o controlo a um grupo de responsáveis pelas principais tarefas de implementação a serem atingidas em cada fase.

4- Não apressar o processo

A implementação do software de gestão é um processo minucioso que afeta vários departamentos da sua empresa. É essencial garantir que tudo fica de acordo com os objetivos traçados para a implementação – o que leva o seu tempo.

5- Investir no tempo de adaptação da equipa

A implementação de um novo software de gestão exige de si e dos seus colaboradores um conhecimento aprofundado. É fundamental dar tempo de adaptação aos utilizadores do novo software – é melhor incluir um tempo extra do que reduzir o tempo de formação.

6- No arranque, seguir os padrões estabelecidos pelo fornecedor

Quando um fornecedor o orienta pelos diferentes padrões e sistemas, evite pensar imediatamente em personalizações ou adaptações às suas necessidades. A personalização excessiva de um novo sistema pode torná-lo inútil.

7- Criar uma cultura de comunicação

É imprescindível existirem canais de comunicação claros entre toda a equipa, bem como entre a empresa e o fornecedor. Garanta que todos estão na mesma “página”.

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