6 dicas para fazer a sua empresa crescer

Existem vários fatores que podem ajudar a sua empresa a crescer. Como, por exemplo, melhorar o seu modelo de negócio, conhecer o cliente, investir em divulgação e estratégias digitais, entre outros fatores.

Para o ajudar a fazer crescer a sua empresa, apresentamos seis dicas rápidas que poderão ajudá-lo a abrir caminho para alcançar objetivos.

1. Fazer uma análise dos dados históricos da empresa

Antes de delinear o seu plano estratégico, é importante analisar os fatores que influenciam de forma positiva a sua empresa. Os dados refletem a sazonalidade, os prazos determinados por fornecedores e clientes, economia, clima, etc.

2. Traçar planos exequíveis

É indispensável realizar um estudo de viabilidade económico-financeira para perceber a exequibilidade dos seus planos.

3. Avaliar a necessidade de reestruturação das dívidas

Um dos primeiros passos para recuperar uma empresa é efetuando o levantamento de todas as dívidas tendo em conta valores, credores, prazos de vencimento e taxas de juro. Posteriormente, é possível definir estratégicas para cada tipo de passivo com maior taxa de juro ou cujo pagamento imediato tenha impacto na sua operação.

4. Fazer um fluxo de caixa assertivo

Uma situação comum na gestão de uma empresa são as despesas “inesperadas”. Estas despesas interferem não apenas no fluxo de caixa da empresa, mas podem culminar até mesmo na paralisação da operação, atrasando prazos e entregas.

É essencial ter controlo do património da empresa – possibilitando ao gestor prever a substituição de um operador, programar a manutenção dos equipamentos, entre outros.

5. Investir em tecnologia

Existem softwares que lhe permitem melhorar a sua produtividade, melhorar a organização da sua empresa e otimizar o seu tempo. Também é possível desenvolver softwares para corresponder às suas necessidades. O investimento tecnológico irá tornar a sua empresa mais eficiente, reduzindo erros e retrabalho.

6. Delegue, mas não abdique

Ser um pequeno/médio empresário significa confiar em outras pessoas para ajudar a realizar o trabalho. Ao delegar tarefas poderá obter mais resultados com menos recursos e dará possibilidade ao seu colaborador para crescer e ter mais responsabilidade – ou até outro tipo de responsabilidade.

O principal aspeto sobre a delegação passar por evitar a “abdicação” – ou seja, quando pretende dar responsabilidades aos seus funcionários, deve prepará-los e formá-los para a tarefa a desempenhar.

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