INTERNACIONALIZAÇÃO VIA E-COMMERCE

Ago 30, 2022 | Projetos Financiados

Apresentamos uma solução Chave na Mão, com o desenvolvimento web e a candidatura com até 50% de apoio financeiro a fundo perdido.

O que é

O objetivo deste programa comunitário consiste em conceder apoios a projetos individuais de PME portuguesas, que visem a concretização de estratégias de internacionalização digital, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

A quem se destina

São elegíveis no âmbito do presente Aviso as PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica. O beneficiário final deverá possuir situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura. É necessária a realização de um Diagnóstico E-commerce prévio, com uma pontuação final superior a 20 pontos.

Operações elegíveis

O aviso destina-se a operações com investimentos de:

10.000 € e 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras” – Empresas PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce.

25.000 € e 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”- Empresas PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.

São elegíveis as seguintes despesas:

a) As aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.

b) As despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:

b1) Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;

b2) User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;

b3) Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;

b4) Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;

b5) Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;

b6) Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;

b7) Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;

b8) Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;

b9) Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;

b10) Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.

c) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).

Formas de apoios

O apoio a conceder no âmbito deste Aviso reveste a forma de incentivo não reembolsável, calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%.

Aplicação geográfica

Podem candidatar-se as empresas que se localizem no território Continental e regiões Autónomas da Madeira e Açores.

Dotação Orçamental

A dotação afeta ao presente concurso é de 4,5 milhões de euros, sem prejuízo de poder vir a ser reforçada em função das candidaturas que vierem a ser selecionadas.

Critérios de classificação

O critério de seleção é a relevância do projeto face aos Objetivos do presente aviso, a verificar através do alinhamento dos investimentos propostos em candidatura com o Plano de E-commerce Internacional realizado de acordo com:

i. Enquadramento
ii. Diagnóstico e-commerce
iii. Auditoria ao website
iv. Análise à concorrência
v. Análise competitiva
vi. Marketing Digital
vii. Marketplaces
viii. Estratégia Digital (no horizonte temporal de 1 ano)
ix. Questões legais/Regulamentares (Opcional)

As candidaturas são selecionadas por ordem de entrada (dia/hora/minuto/segundo) até ao limite da dotação orçamental.

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